A Família e a Terapia

A Família e a Terapia

Uma criança que está apresentando atrasos no seu desenvolvimento, se comparado aos marcos esperados do desenvolvimento, deve iniciar com intervenção para estimulação das habilidades que estão aquém do esperado para sua idade cronológica. Mas o que fazer quando não há recursos suficientes para o número de horas recomendado? Como os pais podem ajudar a potencializar a terapia da criança?

Bons profissionais habilitados e capacitados para trabalhar com nossa criança, na grande maioria, orientam e trazem a família para participar deste processo terapêutico, alguns até convidam os pais para entrar na sala de terapia, outros profissionais treinam as famílias para que possam desempenhar seu papel de forma mais efetiva, colaborando no desenvolvimento de seu filho.

Uma mãe ou pai que consiga tirar algumas horas por semana para fazer um trabalho individualizado com seu filho, de apoio, com atividade que na maioria das vezes podem ser recomendadas e orientadas pelo profissional que atende a criança ajudará muito no avanço de desempenho do pequeno. Um bom profissional ficará satisfeito de orientar e até de treinar a família para que amplie as oportunidades de desenvolvimento da criança.

Atividades e brincadeiras simples, desde um simples banho ou algo mais estruturado será uma forma muito grandiosa para fortalecer o vínculo e ajudar no crescimento das habilidades da criança. Um momento de refeição pode render grandes aprendizados, a hora do conto servirá de base para algo que será oportunizado na terapia com o profissional e com certeza isto que foi trabalhado com os pais enriquecerá o processo terapêutico, ficando mais fácil da criança aprender.

O Modelo Denver de Intervenção Precoce propõe uma metodologia de terapia em que a família tem papel fundamental, inclusive recebendo objetivos específicos para trabalhar em casa, como forma de oportunizar o maior desempenho da criança. Que saber mais sobre o Modelo Denver? Clique AQUI.

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".