Aprendizagem dos Bebês

Aprendizagem dos Bebês

Os bebês já nascem com uma incrível capacidade de aprendizagem, logo nos seus primeiros dias de vida usam suas habilidades motoras, perceptuais e sensoriais para influenciar as pessoas e os objetos a sua volta. Através destas ações reconhecem e entendem o mundo em seu em torno, desenvolvendo suas habilidades cognitivas e sociais.

Uma das primeiras formas do bebê aprender pode ser através do CONDICIONAMENTO CLÁSSICO, onde através de uma rotina frequente, ele receba um estímulo antes de determinada ação e após produz determinada resposta. Desta forma ele aprende que após aquele estímulo recebido haverá uma ação. Exemplo: Sempre após um banho aconchegante o bebê recebe uma carinhosa canção e uma massagem. Isso provavelmente irá desencadear uma sensação emocional agradável, o que vai leva-lo a associar o banho com uma canção e massagem, ou seja, um momento relaxante.

CONDICIONAMENTO OPERANTE também é aprendido por bebês. Através de reflexos como sucção e virar a cabeça para encontrar o seio da mãe. É uma aprendizagem sustentada através de reforços, com o leite que sai do seio desta mãe, sendo um reforço positivo para aprendizagem.

APRENDIZAGEM ESQUEMÁTICA é a aprendizagem derivada da teoria de Piaget, onde o bebê organiza suas experiências em expectativas ou esquemas, o que o ajuda a reconhecer a voz, o cheiro e o rosto da mãe e outros familiares próximos.

Depois podemos pensar na aprendizagem por HABITUAÇÃO, o bebê acaba reduzindo automaticamente a resposta a determinado estímulo que é muito repetido. Como uma residência que mora próximo a uma rua barulhenta, devido a alta frequência deste barulho, o bebê acaba se habituando ao som.

 

Quer saber mais sobre desenvolvimento infantil, psicopedagogia e psicologia?

Siga nossas redes sociais: Facebook / Instagram

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".