Autonomia das crianças

Autonomia das crianças

 

O processo de construção da autonomia e independência da criança inicia-se desde bem cedo, com a orientação da família e dos educadores. Através da rotina diária e de atividades práticas do seu dia a dia, as habilidades de independência da criança vão se aprimorando. Na infância começa a exploração do mundo através de pequenas atitudes, despertando o interesse para novas descobertas e, com apoio dos pais, as crianças vão descobrindo novos horizontes que também possuem regras e limites. É importante para um bom desenvolvimento infantil que os pais permitam que que a criança avance, de forma gradativa, seu repertório de atividades realizadas sozinhas, sempre respeitando o limite de cada um e ao mesmo tempo dando oportunidade que ela aumente sua autonomia e se desenvolva cada vez mais.

Os pais serão a grande referência para o desenvolvimento dos seus filhos. Com afeto, amor e limite deverão orientar seus filhos e permitir que aprendam a lidar com as frustrações da vida, para que estas crianças se tornem adultos confiantes e capazes de tomar suas próprias decisões, de forma segura e assertiva.

Lembrando que, adultos que oferecem oportunidade de autonomia às crianças, estão ajudando também no desenvolvimento cognitivo delas, onde estes pequenos estarão desenvolvendo sua memória de trabalho, raciocínio, capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, além da capacidade de planejamento e execução de atividades. Então pais, rumo a autonomia e independência dos nossos filhos!!!!

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".