Avaliação – Modelo DENVER

Avaliação – Modelo DENVER

Quando estamos trabalhando com intervenção com uma criança que esteja enquadrada no transtorno do espectro autista (TEA) , normalmente são traçados objetivos de terapia. Para isso é necessário uma avaliação das etapas de desenvolvimento atual da criança. O profissional que está atendendo deve saber quais habilidades já foram adquiridas e quais ainda faltam aprimoramento.

Conforme o modelo Denver de Intervenção Precoce, os profissionais que trabalham com esta abordagem devem seguir as etapas do Checklist, onde são contempladas, de forma muito bem detalhada, o que é esperado como pré requisito de desenvolvimento das crianças com idade de 12 à 48 meses, uma vez que esta intervenção é focada para crianças pequenas.

As principais habilidades avaliadas no “Checklist Curriculum do Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças Pequenas com Autismo são comunicação receptiva, comunicação expressiva, competência social, competência motora fina e ampla. Além de questões como imitação, cognição, comportamento e independência pessoal. Para que uma terapia tenha um resultado efetivo é preciso saber onde a criança se encontra hoje em relação ao seu desenvolvimento e quais os resultados se quer atingir. Por isso a importância de uma avaliação e posteriormente realizar um plano de intervenção com objetivos e prazos. Após 3 meses de intervenção através de terapia com a abordagem do Modelo Denver de Intervenção Precoce, realiza-se nova avaliação para identificar o que foi atingido e com isso ser possível traçar novos objetivos de desenvolvimento para criança.

 

Quer saber mais sobre o Modelo Denver de Intervenção Precoce? Clique AQUI e leia esta matéria em que falamos mais sobre o assunto.

A psicopedagoga terapeuta Juliana Vargas realiza atendimentos para crianças e adolescente e de orientação para pais na cidade de Porto Alegre, através de atendimento presencial em sua clínica no bairro Moinhos, ou através de atendimentos online para quem reside fora de Porto Alegre. Quer fazer contato? Clique AQUI.

Gratidão hoje e sempre

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".