Crianças com TDAH

Crianças com TDAH

Como os pais podemos ajudar as crianças ou adolescentes diagnosticados com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade? Os pais podem ajudar e muito as crianças. Torna-se extremamente importante a participação dos pais no planejamento, organização e manutenção das estratégias estabelecidas pela equipe de apoio à criança com TDAH. Muitas vezes estas estratégias envolvem um cronograma de tarefas e atividades que visam basicamente a estimulação da atenção e memória, envolvendo rotina de jogos, leitura, boa alimentação, sendo que algumas crianças ainda possuem acompanhamento de psicopedagoga e / ou psicoterapia, pois isso a agenda de horários deve estar muito bem organizada.

A criança precisa deste estímulo dos pais, por isso eles devem ajuda-los no desenvolvimento e cumprimento destas tarefas, fazendo com eles, mas nunca fazendo por eles. O incentivo aos acertos e bons resultados dão muita força e motivação para que o esforço continue. Lembrando que o mais importante é valorizar o quanto a criança se esforçou e fez valer aquele resultado obtido, do que elogiar apenas por uma qualidade de inteligência. A criança precisa entender que dedicação e disciplina valem a pena.

Dicas práticas para ajudar na rotina e organização das crianças e adolescentes com TDAH:

  • Tenha uma folha com a programação semanal dos horários das atividades da criança na porta da geladeira, assim todos podem ter fácil acesso aos compromissos.
  • Estabeleça horários para estudo diário. Lembrando que a revisão do conteúdo aprendido em sala de aula deve ser no mesmo dia da aprendizagem. O ideal é sempre menos conteúdo, mas com frequência diária, do que muito conteúdo em um só dia.
  • Incentive seu filho a praticar esportes, isso o ajudará na aprendizagem, além de ser uma excelente maneira de descarregar o estresse para os hiperativos.
  • Oriente seu filho para que tenha uma alimentação saudável. Excesso de açúcar na alimentação prejudica a memória.
  • Converse com a professora, comente sobre a situação do seu filho, peça que dê uma atenção especial e que o coloque sentado perto da mesa da professora.
  • Promova atividades como jogos de memória, encontre os 7 erros, leitura de livros, dominó e outros. Isso aproxima a família e estimula a cognição.
  • Organize para que seu filho durma entre 8 e 10 horas de um bom sono, diariamente.

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".