Dicas para incentivar a leitura

Dicas para incentivar a leitura

A leitura é um hábito extremamente saudável e importante para o desenvolvimento do ser humano, através da leitura descobrimos e aprendemos um mundo de experiências fascinantes. Para que sejamos adultos com o hábito da leitura, torna-se mais fácil iniciarmos nesta jornada da literatura desde pequenos. Mas como fazer isso de uma forma agradável e natural para as crianças?

Os pais podem iniciar incentivando seus filhos com os livros dos assuntos de preferência das crianças, deixando-os manusearem o livro, fazendo uma leitura imaginária, contando a história através dos desenhos, quando for o caso dela ainda não ser alfabetizada. Vale também os pais usarem uma entonação condizente como o momento da história, assim as crianças ficam mais atentas e com expectativa com o que ocorrerá nas próximas páginas. Livros com letras em forma grande e maiúsculas são ideais para as crianças que estão iniciando a fase de alfabetização.

Lembrando que o exemplo é a melhor referência para as crianças. É importante que os pais tenham também o hábito da leitura, assim os filhos sentem-se mais motivados. Vale também deixar os livros num lugar de fácil acesso na casa, assim as crianças podem pega-los por conta própria. Com a prática da leitura desde cedo, nossos pequenos tornaram-se grandes leitores e estarão aumentando suas chances de serem ótimos alunos e profissionais bem-sucedidos. De acordo com pesquisas, pessoas que tem o hábito da leitura aumentam a probabilidade de sucesso em sua trajetória profissional.

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".