Ensinar, brincando com as crianças

Ensinar, brincando com as crianças

A melhor maneira de ensinarmos as crianças é através de atividades lúdicas, com assuntos e brincadeiras que sejam do seu interesse. Quando há a motivação da criança para participar da atividade, o resultado normalmente é muito interessante, com momentos agradáveis e memórias que ficam registradas. Com alegria e entusiasmo a aprendizagem torna-se uma consequência prazerosa e assim as referências de ensino são marcadas por afeto e felicidade.

Uma dica de atividade muito interessante para os pais realizarem junto com seus filhos é fazer acessórios superpoderosos. Esta atividade trabalha habilidades cognitivas de conceitos concretos, abstratos, contagem, motricidade fina e habilidade emocional. A ideia é a partir de um fio de lã ou outro barbante, junto com macarrão de formatos diferentes, tinta e pincel a imaginação correr solta e serem criados acessórios como colares, pulseiras ou patuás com super poderes.

A atividade pode ser iniciada com o adulto indicando tamanhos diferentes para criança cortar o fio, após, em conjunto deverão contar unidades de massas em formatos diferentes (pene, bichinhos, letrinhas) para pintar de cores distintas, sendo que a partir das cores primárias as crianças terão oportunidade de descobrir outras cores também. Após as massinhas estarem pintadas e secas, o pai ou mãe pede para a criança colocar no cordão uma, duas ou várias peças de determinado formato e cor do macarrão, ajudando a criança a aprender conceito de cores, números e conceitos abstratos como muitos e poucos. Para encerrar a atividade, o acessório que foi criado poderá ter um super poder que irá ajudar a criança em algo que ela tem dificuldade. Aí cada pai ou mãe saberá, melhor do que ninguém, como conduzir o filho a desenvolver o conceito deste super poder.

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".