ESDM – Early Start Denver Model

ESDM – Early Start Denver Model

Early Start Denver Model ou Modelo Denver de Intervenção Precoce é método de intervenção terapêutica para crianças com autismo ou que estejam apresentando atrasos de desenvolvimento. Este método de intervenção possui vasto estudo científico que compravam sua eficácia, se empregado e utilizado de maneira eficaz e por profissionais devidamente habilitados.

A intervenção ESDM é realizada junto com a família, que deve ser capacitada a trabalhar junto com a equipe terapêutica e assim ampliar as oportunidades de desenvolvimento da criança. O objetivo do Modelo Denver de Intervenção Precoce é aumentar as taxas de desenvolvimento em todos os domínios das crianças com TEA e simultaneamente diminuir os sintomas do autismo.

O Modelo Denver de Intervenção Precoce se concentra no aumento das habilidades sócio emocionais, cognitivas e de linguagem das crianças, em que o desenvolvimento nesses domínios é particularmente afetado pelo autismo. O ESDM também usa uma abordagem baseada em dados e práticas de ensino empiricamente testados que foram consideradas eficazes em pesquisas de análise do comportamento aplicada. O ESDM (Modelo Denver de Intervenção Precoce) une uma abordagem comportamental baseada em relacionamento, com uma abordagem mais desenvolvimental e baseada em brincadeiras, a fim de criar um todo integrado que é individualizado e padronizado.

Referência: ROGERS, Sally J., DAWSON, Geraldine. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Lisboa: Lidel. 2010.

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".