Modelo Denver de Intervenção Precoce

Modelo Denver de Intervenção Precoce

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) é uma abordagem abrangente de intervenção para crianças com autismo. Os resultados científicos apontam que, as idades para início do programa de intervenção que apresentam melhores prognósticos são com início entre 12 e 36 meses, com continuação até os 60 meses.

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) é definido por um currículo de desenvolvimento específico que define as competências a serem ensinadas e os procedimentos específicos de ensino utilizados para cumprir o currículo. O programa tem como objetivo o aumento das competências cognitivas e linguísticas da criança, a interação social e iniciativa, diminuindo a gravidade dos sintomas do TEA (Transtorno do Espectro Autista), melhorando o comportamento e a capacidade de adaptar-se.

Cada criança deve ter um programa individual com plano de terapia para trabalhar seu desenvolvimento específico. Este programa deverá ser desenvolvido por um terapeuta habilitado que deverá ser o responsável pela avaliação e acompanhamento do paciente. A aplicação da terapia pode ser realizada por profissional da área da saúde, educação ou familiar, que seja devidamente treinado e supervisionado periodicamente pelo terapeuta responsável. Para maior eficácia dos resultados, sugere-se um programa de 20 horas semanais de intervenção, podendo ser distribuída no ambiente domiciliar, escolar, clínico e naturalista.

A abordagem terapêutica do Modelo Denver de Intervenção Precoce é realizada através de atividades diádicas, lúdicas, baseadas em momentos de jogo, seguindo a liderança e motivação da criança e assim construindo diferentes objetivos de aprendizagem para cada atividade.

 

Referência: ROGERS, Sally J., DAWSON, Geraldine. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: Modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Lisboa: Lidel. 2010.

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com "*".