Através das teorias de aprendizagem, acabamos nos aprofundando nos principais teóricos e especialistas no assunto, entre eles vou citar Ausubel, Jean Piaget e Vygotsky. Gosto muito da linha destes estudiosos e acredito que uma complementa a outra e podem ser usadas como referência para desenvolvimento de um ensino de qualidade.
Com base nas teorias de aprendizagens dos autores citados acima, quando o conhecimento é apresentado para os alunos através de exemplos de seu cotidiano, algo que já tenham experimentado ou escutado falar, isso possui uma lógica para o aprendizado, já que são elementos que fazem parte do seu cotidiano, isso lhe dará suporte para ser organizado e estruturado. Esta aprendizagem sendo apresentada de forma lúdica motiva ainda mais o aprender do aluno.
Como contribuição, Piaget nos orienta que nesta fase a criança está assimilando algo aprendido por meio de uma ação externa e com isso consegue compreender as características do conceito ensinado. Após o aluno passa pela fase da acomodação, que consiste num processo interno, para construção das novas estruturas cognitivas. Isso permitirá o aluno assimilar a novidade, chegando ao novo estado de equilíbrio.
Sua ocorrência se dá por meio de duas etapas complementares. A primeira delas, chamada de assimilação, que é uma ação externa, onde consiste em utilizar os chamados esquemas de ações (formas como interagimos com o mundo, como classificar, ordenar, relacionar), para compreender as características de determinado conceito. A segunda, a acomodação, é um processo interno, onde diz respeito à construção de novas estruturas cognitivas (com base nas pré-existentes, mas ampliando-as). Isso permite assimilar a novidade, chegando a um novo estado de equilíbrio.
E para fechar a linha de pensamento sobre uma boa aprendizagem, uso como apoio a teoria de Vygotsky, que desenvolveu conceito de zona de desenvolvimento proximal, onde definiu que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente. Com isso um bom educador consegue provocar saltos de nível de seus alunos.
Comente